O Palazzo Pitti é um palácio renascentista, situado na margem direita do rio Arno, junto à Ponte Vecchio.
Em 1539 o palácio foi comprado pela Família Médici para servir de residência oficial dos Grandes Duques da Toscânia, tendo, entretanto, alojado outras importantes famílias, tais como os Lorena, os Bourbon e os Bonaparte.
O Palácio Pitti é, actualmente, o maior complexo museológico de Florença (preço entrada € 12,00)
Por sua vez, os Jardins de Boboli, mandados construir pelos Médici aquando da aquisição do Palácio Pitti, merecem uma visita (preço entrada € 10,00)
O bilhete para os Jardins dá direito a visitar: Giardino di Boboli, Museo delle Porcellane (Museu da Porcelana), Museo degli Argenti (Museu da prataria), Galleria del Costume e Giardino Bardini.
Apesar de apelidado de Jardim, Boboli trata-se, na verdade, de um enorme parque, repleto de fontes, estátuas e muito verde!
As águas que irrigam o jardim estão contidas na Bacia de Neptuno construída em 1777 e que aloja a Fonte de Neptuno (Fontana di Nettuno) chamada pelos florentinos de “Fonte da Forquilha” (Fontana della Forchetta).
O bilhete para os Jardins de Boboli dá acesso ao Jardim de Bardini...
Local muito mais intimista, com uma das melhores vistas sobre Florença...
Do seu Belvedere podemos contemplar a cidade e maravilharmo-nos, uma vez mais, com a Cúpula do Duomo, ou a Igreja de Santa Croce...