quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Vietname - A guerra da América

Em 1960, seis anos após a divisão do Vietname em dois Estados distintos - a norte a República Democrática do Vietname e a sul a República do Vietname, com a formação da Frente de Libertação Nacional, ou Vietcong, inicia-se o sangrento conflito que se iria manter nos 15 anos seguintes.
 
O Palácio da Reunificação é um proeminente símbolo da história política do país.



Tendo corrido mundo a imagem do tanque do exército norte-vietanmita que derrubou os portões do palácio aquando da rendição do Sul...


O interior do palácio permanece quase inalterado...




Foi deste heliporto, no topo do palácio, que o presidente Van Thieu fugiu aquando da chegada das tropas norte-vietanmitas que tomaram Saigão.


Na cave do Palácio existe um bunker e um centro de operações militares, cuja visita me fez sentir um personagem de filme de guerra..



Por sua vez, o Museu da Guerra, anteriormente denominado Museu dos Crimes de Guerra, situado no antigo edifício do Serviço de Informações Norte-Americano, dá-nos, de forma crua e aterradora, a perpectiva vietnamita do conflito...
 
 
... documentando de forma muito gráfica - com fotografias e frascos com fetos deformados conservados em formol - as atrocidades cometidas pelos soldados americanos, franceses  e chineses.



Viver esta faceta da cidade e olhar para a Guerra da "América" pelos olhos dos vietnamitas é marcante, impondo um silêncio comovente que nos obriga a reflectir...
 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Vietname - Ho Chi Minh da era colonial

A viagem à descoberta do Vietname começou pela capital económica do país (tem cerca de 5 milhões de habitantes), conhecida em tempos como a "Paris do Oriente", a cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigão).
 
Assim,  após uma espera relativamente longa pela obtenção do visto, ao transpor as portas do aeroporto deparámo-nos com algumas dezenas de cadeiras, onde os locais se sentam a observar com um olhar curioso e divertido os estrangeiros que chegam - senti-me uma "atracção", num qualquer espectáculo circense de fraca qualidade.
 
A cidade está repleta de pagodes e edifícios coloniais antigos que evocam um passado turbulento, mas vibrante...
 
Tal como, a Catedral de Notre Dame...
 

... e a Estação Central dos Correios, edifício da era colonial francesa concebido pelo arquitecto francês Gustave Eiffel, cujo interior, apesar de fervilhar de agitação, nos permite escapar por uns momentos ao calor que se faz sentir nas ruas.



O pormenor que mais me impressionou foi o enorme retrato de Ho Chi Minh que parece observar de forma paternalista a azáfama do dia-a-dia.


O edifício mais fotografado da cidade é o Edifício do Comité do Povo...
 

... outrora o Hotêl de Ville (Câmara Municipal), continua a albergar a sede do município. Foi aqui que em 1945 milhares de pessoas se reuniram para criar o Comité Administrativo Provisório do Vietname do Sul.

Da era colonial resiste ainda o Teatro Municipal ou Teatro da Ópera, edifício que foi em tempos o centro da alta sociedade francesa.


Para o próximo post ficam as imagens que marcam a histórica política da cidade e do país... a Guerra da América - tal como é conhecida por aquelas paragens - um conflito sangrento que se prolongou por 15 anos.

sábado, 16 de agosto de 2014

Praia do Ancão

Porque o paraíso pode estar a dois passos...



Entre a Quinta do Lago e Vale do Lobo fica um dos meus refúgios, onde mesmo em pleno mês de Agosto é possível ouvir o som do mar e respirar...

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Entre Garfadas e Gargalhadas em...Festa Ria Formosa

Porque o Verão (ainda que tímido) sabe a mar...

 
A tradicional Festa da Ria Formosa, em Faro, decorre de 31 de Julho a 10 de Agosto, no Largo de São Francisco.
Na sua 21.ª edição, promovida pela VIVMAR - Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa, a iniciativa visa promover a gastronomia regional apresentando uma selecção variada de peixe e marisco.